Nosso planeta sinaliza que precisamos repensar muitos de nossos hábitos! Há muitas formas de contribuir individualmente através de nossos hábitos diários, em nossas casas e também em nossos condomínios!
A engenheira ambiental e professora universitária de saneamento Luciana Müller, listou 5 atitudes que podem ser adotadas nos condomínios, que podem contribuir com um planeta mais sustentável!
#1 Hortas comunitárias: As hortas comunitárias podem proporcionar diversos benefícios aos moradores: alimentos orgânicos, convivência dos vizinhos, educação ambiental das crianças. Além disso o contato com a terra e com as plantas é capaz de trazer bem-estar às pessoas.
#2 Compostagem: Aproximadamente 50% dos resíduos domiciliares são compostos por resíduos orgânicos (sobras de alimentos, hortaliças e verduras), que são na sua maior parte compostos por água. Adotar a prática da compostagem reduz a pressão sobre os aterros sanitários, diminui a taxa do lixo por reduzir a necessidade de transporte de lixo até os aterros. Além disso é possível inserir a prática da compostagem nas próprias hortas dos condomínios, ou adotar composteiras caseiras. O processo de compostagem quando feito da maneira correta não gera maus odores, e o material resultante é um adubo rico em nutrientes para as plantas.
#3 Apoio a associações de catadores: Geralmente os condomínios geram uma quantidade de resíduos recicláveis considerável. Uma alternativa muito positiva, é contactar a associação mais próxima, para que desta forma se tenha uma garantia do destino do resíduos, e assim haja um aumento do volume de resíduos da associação e consequentemente a renda dos catadores.
#4 Destinação correta de resíduos sólidos especiais: Existem vários resíduos que não devem ser descartados com o lixo comum. Dentre eles lâmpadas fluorescentes, medicamentos, pilhas e baterias, equipamentos eletroeletrônicos. Há empresas especializadas no descarte de resíduos especiais, as quais devem ser contactadas. Os moradores devem ser orientados da maneira correta sobre a separação e destinação destes resíduos.
#5 Economia e reuso de água: Diversos dispositivos podem ser utilizados pare reduzir o consumo de água: arejadores que são inseridos nas torneiras, descargas sanitárias econômicas, torneiras inteligentes. Além disso, a prática do armazenamento da água da chuva e o reuso da água podem ser boas alternativas, principalmente diante da seca que nossa cidade vive. Em condomínios mais modernos é possível tratar o esgoto e fazer o reuso da água para finalidades condizentes com a qualidade da água gerada.
Luciana Müller acredita que ideias como essas devem ser propagadas para o âmbito da cidade, e por isso decidiu levar seus conhecimentos técnicos, acadêmicos, e também as experiências como empreendedora em sustentabilidade, para as políticas públicas! Por isso Luciana elaborou uma cartilha com 41 Ideias para Curitiba, que podem ser adotadas pelos políticos na nossa cidade, visando uma cidade mais justa e sustentável.
Para ter acesso clique no link:
https://mailchi.mp/d5580f0d4fc6/41ideiascuritiba